Postagens populares

terça-feira, 5 de junho de 2012

Esquerda?

Posicionamento político é algo complicado hoje em dia. Eu gosto de me definir como de esquerda, mas não sei o quanto é possível definir algo dessa maneira. Os amigos mais radicais me chamam conservador, de liberal e capitalista (adoram ressaltar o fato de eu trabalhar no banco). Aqueles que se encontram mais a direita me classificam como radical, petralha ou comunista (e também adoram ressaltar o fato de eu trabalhar no banco...).

Eu particularmente gostaria de um país mais igualitário. Essa é a palavra. A gente aprende que o Brasil é marcado por graves desigualdades sociais, com uma grande concentração de renda. Acho que todo mundo sabe disse e todo mundo sabe que não é bom.

Agora, dizer qual é a receita para atingir esse objetivo eu não me atrevo. Acho que fórmulas dogmáticas não funcionam na política. Tanto as de direita quanto as de esquerda. Entretanto, tenho para mim que certas coisas são justas e corretas e às vezes me assombra que nem todos concordem comigo. Assim defendo o direito ao aborto, cotas sociais e raciais, uso social da mídia, educação de qualidade, direito à moradia digna, fim do latifúndio, entre outras coisas que deixariam o país mais igualitário. Gosto do debate político e aceito novas ideias, desde que se saiba defendê-las.

Nenhum comentário:

Postar um comentário